28 maio 2015

#TutoriaisDaJaque: Fazendo meu Layout #1

Boa noite, tesudooooooos da Jaque õ/
 Bem vindos a nova Categoria do blog, vou fazer uma "série" de #FazendoMeuLayout onde ensinarei como vocês poderão criar seus proprios layout/templates, não totalmente do 0 pois iremos usar a base de um código do proprio Blogger, mas iremos personalizar ele todo até que fique a sua cara.
Tutorial apenas para plataforma Blogger/Blogspot.

 Brainstorm: Primeiramente devemos nos programar e para isso recomendo que você pegue uma agenda ou até mesmo o bloco de notas do computador.
 Do que se trata o seu blog? Quais são suas cores preferidas? O que você gosta em um Blog? Anote tudo o que você acha que seja importante para a criação de um blog.

 Inspire-se: Depois do Brainstorm pronto, você terá que ver o tipo de layout que te agrada! Pegue aquele blog que você mais gosta como inspiração. Inspiração, gente, não copie nada de ninguém. Isso é crime! 

 Muita calma e paciência! Mexer com códigos e edições de imagens é algo muito trabalhoso e requer maxima atenção. Mexer com programação é você esquecer um ; e, se não souber onde errou, terá que apagar todo o código e fazer tudo de novo. Isso poderá te deixar furiosa mas até você pegar as manhas a vida será assim. A pressa é inimiga da perfeição!

 Editor de Imagem: Um editor bom fará total diferença! Não tem nada pior do que você entrar em um blog e as imagens serem todas desconfiguração, com os pixel tremidos e coisas fora do lugar. Eu sou uma pessoa completamente louca por qualidade de imagem e organização, se tiver alguma coisa fora do lugar já me dá agonia. Existem vários editores de imagem para download. Eu recomendo e uso o Photoshop CS6 e Inkscape, mas você pode usar o Photoscape, Photofiltre Studio e muitos outros.

Organização: Anotem tudo o que vocês devem fazer no layout, já deixe as imagens prontas, faça pastas com nomes específicos em seu computador e separe tudo da forma mais organizada possível. Isso irá te ajudar e muito!
 Como vocês podem ver eu separo cada coisa em seu devido lugar, pode até ser exagerado mas se lá pra frente der algum problema em alguma imagem no meu layout eu tenho tudo arquivado ;)
 Eu gosto de anotar códigos, sites, dicas e outras coisas no bloco de notas do computador ou em uma agenda. 
 A imagem abaixo é tudo o que eu usei para fazer esse Layout do blog. Como vocês podem ver, cada coisa é separada em imagens então é muito importante que tudo já esteja pronto na hora de criar o template.
  Faça o Layout em seu editor de Imagem: Ai está o grande desenvolvimento de todo o seu trabalho. É uma das partes mais demoradas e trabalhosas e requer total da sua atenção. No próximo post vamos fazer juntos uma base para o nosso Layout no Photoshop. Caso você manje dos desenhos na folha de papel, passe toda a sua criatividade para lá e depois jogue para o computador. 

Estou editando todos os posts de tutoriais aqui do OAB ♥ 04.01.2016



Um comentário:

  1. Muito obrigada pelas dicas maravilhosas, vou seguir toda serie para tentar fazer um Template tão lindo quanto o seu. Muito obrigada por nos ensinar =D

    ResponderExcluir